terça-feira, 25 de março de 2008

Como investir em imóvel

Vivendo um pouco no meio de construtores, imobiliárias e investidores, cheguei à algumas conclusões sobre o ramo imobiliário. Primeiro vamos dividí-lo. Existem quatro formas de investir em imóvel:
- Comprar um imóvel pronto, pagando à vista ou financiando em órgão financeiro. Pagando à vista você poderá obter algum desconto (algo como 10%). Se financiar, pagará uma média de 9% de juros ao ano e poderá estender o pagamento em até 30 anos. Com um imóvel pronto nas mãos você pode optar por alugá-lo (0,5% do valor do imóvel/ mês) gerando uma receita além da valorização normal do imóvel(10% ano);
- Comprar um imóvel através de obra por administração, onde os condôminos se responsabilizam pela obra (o que reduz o custo em 20%) e a construtora apenas administra a construção. Isso também implica em riscos de inadimplência ou correções de índices financeiros (cada obra adota um índice, normalmente ICC) e assim, podem surgir taxas extras. Além, é claro, de esperar 3 anos para o imóvel ficar pronto;
- Comprar um imóvel através de obra por incorporação, onde um construtor faz parceria com um banco que financia a obra, e imbute os juros no valor final do imóvel. A vantagem é de ficar pagando pouco durante a construção, mas ao final da obra o financiamento assumido no órgão financeiro é somado ao valor já imbutido na incorporação feita pelo banco. Isso acaba não tornando vantajoso para quem não puder pagar uma alta parcela de financiamento, já que lá na frente você já pagou dois anos e não tem como voltar atrás. Em resumo, o que você paga durante a obra é como uma taxa mensal de reserva da unidade pretendida, já que o imóvel está com juros embutidos. A melhor forma de comprar nesta modalidade, é pagar o período da obra parcelado e quitar o imóvel na entrega das chaves, fugindo assim dos juros e dos riscos.
- Comprar um imóvel através de obra por incorporação mas, efetuando o pagamento à vista (assumindo o risco da construção parar no meio) onde você poderá obter descontos de até 30% do valor total, aguardar 2 ou 3 anos pela construção, e ainda ter o valor do imóvel corrigido após este período.

Entào a minha conclusão é de que esta última opção é a melhor, porém... "grandes negócios, grandes riscos". Mas encontrando construtoras sólidads como RJZ, Cyrela, CHL, Rossi, etc. dificilmente você correrá algum risco.
Portanto agora, você pode responder a enquete logo aí ao lado.
Ah! Claro que existe ainda a última opção: more de aluguel e tenha sempre capital de giro para as boas oportunidades. Oportunidades essas que qualquer dia eu coloco aqui para vocês aproveitarem!!!!! Afinal, eu já entendi! Quem nào tem dinheiro, conta história!!!!! Fui!

3 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Mas que beleza meu querido! Qd recebi o mail que vc havia criado um blog achei muito estranho, afinal de contas vc nunca foi tão fã de computador desta meneira. De qq forma, PARABÉNS pela iniciativa, volta e meio apareço por aqui pra deixar um alô...
Abç...
Marcio Darlan

Michel disse...

belo post...qu